Decifrando os Rótulos - Parte 2 (C-I)

Você já tentou decifrar os rótulos dos produtos, mas tudo o que conseguiu entender foi “água”? Os nomes são complicados e as especificações mais atrapalham do que ajudam, não é mesmo? Por isso montamos um guia básico com os principais componentes do xampu:


Capim Limão (Cymbopogan ou lemongrass) – Grama tropical de grande concentração cítrica. Usado principalmente para extração de seu óleo essencial. Seu extrato fortifica o cabelo, reestruturando-o e mantendo a umidade natural dos fios. Planta nativa de vários países principalmente Índia, América do Sul, África, leste Asiático e Indonésia.

Carbômero 940 & 934 – Agente orgânico que dá densidade aos líquidos, dando aspecto de gel.

Carragenato – Agente natural de espessamento.

Cetilsulfato de Sódio – Derivado de álcool graxo saturado. Solúvel em água.

Cetomacrogol-2 – Derivado de álcool cetil. Solúvel em água. Possui condicionantes e emolientes.

Ciclometicona – Deixa os cabelos macios, emoliente.

Citrato de magnésio – Sal de magnésio do acido cítrico.

Citrato de Trietila – Derivado do ácido cítrico. Proporciona flexibilidade aos fixadores.

Cocamidopropil Betaína Detergente que deixa a espuma mais cremosa e diminui a eletrostática. Costuma ser usado com o Cocoanfoacetato Dissódico e o Poliquatérnio-10, que têm as mesmas funções.

Cocoamida DEA – Shampoo espessador e estabilizante de espuma, derivado do ácido graxo de coco. Também ajuda a remover a sujeira.

Copolímero de Éster Butílico de PVM/AM – Agente detentor de fixação em hair sprays, mais solúvel em água que a maioria dos polímeros.

Copolímero de Metacrilato – Resina orgânica usada para fixar, tornando os fios flexíveis.

Copolímero de Octilacrilamida/Acrilatos/Metacrilato de Butilaminoetila – Trata-se de fixador solúvel em água, quando utilizado nos cabelos e enxaguados dentro de 48 horas após a sua aplicação. Intensifica o brilho e fixação dos fios. É utilizado em hair sprays.

Cloreto de sódio É exatamente o sal de cozinha, que no xampu serve como espessaste, para dar mais viscosidade.

Cloreto de Cetiltrimetilamônio – Suaviza e previne o embaraçamento.

Cloreto de Esteapírio – Condicionador essencial para o cabelo. Desembaraça, deixando os cabelos sedosos e eliminando cabelos voláteis.

Cloreto de Estearalcônio – Agente catiônico associado à queratina humana. Reduz a eletricidade estática, neutralizando cargas elétricas nos cabelos. É um bom agente condicionante.

Cloreto de Guar Hidroxipropiltrimônio – Esse aditivo impronunciável é um dos amigos do cabelo. Depois que os tensoativos abrem as cutículas dos fios e tiram a sujeira, o cloreto de guar, que tem carga elétrica contrária à do cabelo, neutraliza tudo. Fios fechados e superfícies lisas refletem melhor a luz, gerando brilho.

Dicocoato de Propilenoglicol – Mistura de ésteres de propilenoglicol dos ácidos graxos à base de coco. Ajuda a remover os resíduos que se acumulam nos cabelos.

Dimeticona – Derivado do silicone. Condicionador, proporciona brilho intenso.

D’ Pantenol – Elemento do complexo vitamínico B, usado como agente espessante e condicionante. Durante a oxidação, é convertido em vitamina B-5 (ácido panteônico). EDTA (Etyl Tetra Acetic Acid): agente que possui propriedades de neutralizar resíduos metálicos (cálcio, ferro e sais de magnésio, etc.) e outros tipos de depósitos nos fios.

EDTA Tetrassódico – Agente idêntico ao sódio EDTA ou Na-EDTA. Trata-se de agente sequestrante que reage com sais de sódio, cálcio e magnésio encontrados em água que possuem depósitos minerais. Este agente reage com tais depósitos, fazendo com que os mesmos se dissolvam na água. Reduz o acúmulo de produtos e poluentes nos cabelos.

Fenildimeticona – Derivado de silicone. Intensifica o brilho.

Feniltrimeticona – Silicone resistente à água, intensifica o brilho e devolve flexibilidade.

Fenoxietanol e Diazolinidil Urea Agente conservante que inibe o crescimento de bactérias e fungos.

Gellidiela acerosa, Hypnea musciformis e Aloe barbadensis – Responsáveis pela reposição de vitaminas, pró-vitaminas, micro elementos e sais minerais que vão nutrir, revitalizar e repor os ativos ativos anti-age (anti-envelhecimento).

Ginseng – Contém pequena quantidade de óleo essencial, aminoácido, Vitamina E, Ginsenoside, etc. que podem prevenir quedas de cabelos e promover o crescimento.

Hidroxietilcelulose – Dá densidade aos líquidos e facilita o penteado.

Isopropanol – Solvente orgânico, pertencente à família dos álcoois. Utilizado para dar solubilidade às resinas e polímeros. É também encontrado em tinturas para cabelos, sendo utilizado para dissolver as tintas.


Fontes: Revista i.Campinas- Beleza, por Danae Steplan; sites de busca.

Artigo enviado por Ana Julia.


Este artigo foi escrito por uma participante da comunidade. Você também pode colaborar com o Blog e ajudar muita gente com seus conhecimentos. Saiba como.
.

0 comentários - Deixe aqui o seu!:

Postar um comentário

Para comentar:

- Use um conta Google (por exemplo, sua conta do Orkut)
- O comentário precisa ter relação com o tema do post
- Para pedir ajuda ou tirar dúvida gerais use comunidade do orkut

Comentários fora das regras podem ser deletados

Posts mais recentes Posts mais antigos Página Inicial
 

Receba atualizações

Receba informes sobre concursos, prêmios e dicas para seus cachos!

Insira seu email aqui:

Atenção! Uma mensagem de confirmação será enviada ao seu email. É preciso abri-la para completar o cadastro. Saiba mais.

Comentários Recentes

Ocorreu um erro neste gadget
Template Modificado de Templates Novo Blogger com ajuda de Aline Bicudo.